Preenchimento Facial

Preenchimento Facial

As técnicas de rejuvenescimento facial estão entre as mais procuradas na atualidade, de modo que a toxina botulínica e o preenchimento facial estão entre os tratamentos mais realizados nos consultórios dermatológicos. Minimamente invasivos, ambos conferem um ar jovial ao paciente, melhorando a simetria da face e costumam ser feitos de maneira combinada, para obtenção do melhor resultado.


Entretanto, antes de fazer o preenchimento facial o paciente deve passar por uma avaliação clínica para identificar a real necessidade do protocolo de tratamento. Como mencionado, a intenção é que o tratamento resulte em um aspecto natural, e isso só ocorre com técnicas adequadas e expertise no assunto.



O que faz o preenchimento facial?

A proposta do preenchimento facial é restaurar a firmeza, ou seja, preencher regiões da face que foram afetadas pelo surgimento de rugas, linhas de expressão, e que apresentam flacidez e perda muscular e/ou óssea.


Ao aplicar os preenchedores, os locais restauram o volume perdido com o tempo e conferem rejuvenescimento sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica.


Outro benefício associado a técnica de preenchimento facial está no cuidado que os produtos preenchedores promovem de dentro para fora. Seja o ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio ou o ácido poliláctico — principalmente os dois últimos —, estimulam a produção de colágeno, (responsável pela sustentação natural da pele) de forma a melhorar o aspecto da pele de dentro para fora.


Enquanto os preenchedores não forem totalmente absorvidos pelo organismo, eles continuam a oferecer esse cuidado de dentro para fora.



A quem é indicado?

A técnica é comumente indicada a pacientes que apresentam os primeiros sinais do envelhecimento cutâneo. Os locais que podem vir a receber o preenchimento facial são:

  • Têmporas;
  • Maçãs do rosto;
  • Na região malar;
  • Bigode chinês;
  • Olheiras;
  • Na mandíbula.


A definição da região que necessita da intervenção é feita após exame clínico e sempre é levado em consideração o tratamento que deixará o resultado mais natural possível.


Atualmente, o preenchimento facial é usado ainda em técnica denominada harmonização facial. Neste caso, a indicação é em pacientes que apresentam pequenas assimetrias e querem ter um rosto mais belo, ou seja, sem defeitos.



Tipos de preenchedores facial

Uma das peculiaridades acerca do preenchimento facial é em relação ao produto utilizado no tratamento. O mais comum é o preenchimento com ácido hialurônico, entretanto, outros insumos podem ser utilizados. Entenda cada um deles:


  • Ácido hialurônico: O componente é produzido pelo organismo, ou seja, é um componente presente na derme. O preenchimento com ácido hialurônico se utiliza da substância sintética, mas não incide em riscos de reação, uma vez que é igual ao produzido de forma natural.


  • Ácido poliláctico: Esse ácido tem como principal função o desenvolvimento de novas fibras de colágeno. Passados seis meses, seus efeitos se mostram mais efetivos, ao cuidar da pele de dentro para fora, como mencionado.


  • Hidroxiapatita de cálcio: Essa substância provoca uma irritação tecidual controlada, fazendo com que o organismo produza colágeno novo, para melhores resultados recomenda-se duas a três sessões, com intervalo de um mês entre elas.



Como é feito o preenchimento na face?

Com o auxílio de cânulas, o profissional especializado fará a aplicação do preenchimento. Os locais são previamente marcados pelo profissional e o preenchedor é aplicado na derme e espalhado com o auxílio dos dedos. Pede-se para o paciente que evite, ao máximo, colocar a mão na região preenchida.



Durabilidade do tratamento de preenchimento facial

O tempo para o organismo absorver o preenchimento facial varia de doze a dezoito meses, levando-se em consideração o tipo de produto utilizado, idade do paciente, área de aplicação e fatores externos como sol e tabagismo, por exemplo. 

Qual o seu

Objetivo?

Share by: