A acne é uma doença de pele que afeta principalmente os adolescentes, mas também pode atingir os adultos. Principalmente mulheres entre vinte e trinta anos de idade.
Alguns indivíduos podem desenvolver as formas mais graves, gerando sequelas cicatriciais. Como, por exemplo, machas e alterações na superfície da pele. Uma série de tratamentos podem ser indicados para a correção de cicatriz de acne, mas cada um deles depende de cada caso. Assim, uma mesma pessoa pode precisar de diferentes tipos de procedimentos para alcançar o melhor resultado.
É preciso ter cautela com os resultados. Pois, se for necessário combinar tratamentos pode demorar mais, apesar de a melhora demorar, os resultados são duradouros.
Tratamentos para Cicatriz de Acne
- Peeling químico: podem ser superficiais, médios ou mais profundos, feitos de acordo com o grau de profundidade que se pretende atingir. Quanto mais profundo for o tratamento mais aparente serão os resultados, assim como os desconfortos durante a sessão. No caso dos superficiais, devem ser repetidos e realizados em pequenos intervalos. Além de clarear as manchas, o peeling também melhora a textura da pele.
- Preenchimento cutâneo: são injetadas substâncias abaixo da cicatriz. Os preenchedores podem ser tanto temporários, como o ácido hialurônico, que dura em média um ano, ou os definitivos como o metacrilato. É uma técnica tolerável para a maioria das pessoas, nos casos mais sensíveis pode-se optar por um creme anestésico anterior.
- Subcisão: é feita nas cicatrizes deprimidas e profundas, principalmente naquelas que não desaparecem quando a pele é esticada. A técnica é realizada com anestesia local e uma agulha que corta o tecido fibroso soltando a pele, dependendo do caso podem ser necessárias várias sessões.
- Microagulhamento: causa microrupturas na pele estimulando uma resposta inflamatória e reparadora que consequentemente atua na formação de novas fibras de colágeno e elastina, contribuindo na redução da cicatriz.